Meditação Zen

 

A meditação melhora a atenção e auto-controle.
 
    Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo.
 
    A Meditação Zen possibilita o contacto com as lições da milenar sabedoria budista sobre as práticas benéficas que ajudam a alcançar a tranquilidade e a paz de espírito indispensáveis à felicidade (demanda de muitos no mundo contemporâneo).
 
    Meditação Zen é uma técnica japonesa de se concentrar numa determinada coisa ou pensamento; é uma técnica que ajuda a despertar a sua verdadeira natureza. Segundo a tradição budista, a meditação Zen desencoraja a divagação mental e solicita ao praticante a manutenção de um foco na postura e na respiração, mantendo plena consciência e uma atitude vigilante. A sua prática deve realizar-se num lugar calmo e deve afastar-se tranquilamente qualquer pensamento que traga desconcentração, deve-se essencialmente "pensar em nada".
 
    O resultado que os praticantes de meditação esperam alcançar ao longo do tempo é aprender a manter o 'espírito calmo' e alcançar uma maior percepção sobre o mundo e sobre si mesmo, conhecendo os seus pensamentos inconscientes que podem vir por introspecção.
 
    Diz-se que a meditação pode trazer benefícios físicos e mentais a quem a pratica com regularidade. Ao ensinar as pessoas a limpar as suas mentes, a Meditação Zen pode ajudar a corrigir sérios problemas mentais que são motivados por desordem de pensamentos. Tais problemas que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo (como o Alzheimer, o deficit de atenção, a hiperactividade, o transtorno obsessivo-compulsivo, o transtorno de ansiedade e a depressão) poderiam então ser precavidos, controlados e até combatidos. Tal é confirmado por estudos médicos, segundo os quais, os seus benefícios variam desde o desenvolvimento da capacidade de concentração e de raciocínio até melhorias na actividade do sistema imunológico, a alívio de insónias e problemas relacionados com a tensão alta. Segundo pesquisadores, através da prática da meditação seria possível regular a mente através da regulação do corpo, o que significaria um aumento da capacidade de limitar as distracções.
 
    Conforme um ensinamento fundamental do Zen, a porta interior está aberta a todos, homens e mulheres, velhos e novos, sábios e ignorantes, fortes e fracos, pessoas de todas as profissões, ofícios e origens, de qualquer religião e crença. A Meditação Zen requer a determinação em aprender e a persistência em praticar.
 
 
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos provém dos nossos pensamentos. Com os pensamentos fazemos o mundo."
Dhammapada

 

 

© 2009 Ninjutsu - A Arte das Sombras.

Crie o seu site grátisWebnode