História

O Ninjutsu começou a mais de 800 anos atrás com as pessoas Ninja que moravam no Japão. A classe de guerreiros que dominava o Japão naquela época era chamada de Samurai. Eles controlaram a terra a suas pessoas. O lorde deles, o Shogun, era a única pessoa a quem os samurais respeitavam.

As pessoas serviram os guerreiros corn seriedade. Uma pessoa nunca poderia acertar um Samurai, se fisesse isso, poderia custar a sua vida.

O Ninja não servia o Samurai a vivia na região montanhosa a fria de Iga a Koga. Eles eram treinados em todas as artes de guerra. É dito que a arte deles é baseada no grande texto militar chinês escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra.

Por séculos os ninjas (significa ladrões) treinaram todas as artes marciais. Eles eram bons em espionagem a assassinatos a faziam isso de qualquer jeito possível. Mas seu treinamento também os levaram para alturas espirituais, eles levavam seus corpos a mentes a um nível que o resto dos humanos não conseguiam.

O treinamento de um Ninja começava logo que ele começava a andar. Os jogos de infância foram projetados para melhorar os combates desarmados, com espadas, armas, camuflagem, fuga a evasão. Com o tempo, os guerreiros ninja se tornaram temidos no Japão. Até mesmo o Samurai mais poderoso olhava para trás para ver se tinha algum ninja na região.

Pelos séculos, enquanto o Ninjutsu estava sendo praticado em segredo, ninguém sabia nada sobre a arte dos ninjas. Quando o Japão chegou a uma era moderna e o feudalismo entrou em colapso, os Ninjas foram para os serviços secretos do Japão. A explosão de artes marciais de 1970 viu dois homens procurando por algo diferente. Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu vivendo no Japão que veio de uma linhagem de instrutores de 800 anos. A arte foi trazidas para o ocidente.

Quando falamos de ninja, a imagem do assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vem em mente. Isso não tem nada a ver corn a realidade do estudo de Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é urns arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos. Desenvolvida como uma arte ilegal para os Samurais, o Ninpo ainda floresce hoje em dia por antigas escolas. Ninpo é um título mais global para as nove ryu (famílias) relatadas. Po é o japonês para "caminho do princípio".

A história do Ninja é difícil de precisar quando de seu início exato. Isto se deve por existirem poucos registros na época. A maioria do que é conhecido sobre o ninja é trazido de histórias que foram passadas de geração para geração. "Nonuse" (" a arte de cautela") foi apresentada primeiro para o Japão em 522 D.C. como uma religião praticada por padres. Estes padres não eram as pessoas violentas, eles eram "místicos" que compartilharam informações com as classes dirigentes.

O ninja como nós os conhecemos não era o ninja daquela época inicial. Não era até o ano de 645 D.C. quando os padres aperfeiçoaram as habilidades lutadoras deles/delas e aplicaram seus conhecimentos de "nonuse". Isto aconteceu porque eles se acharam sendo molestados pelo governo central e acharam necessário se proteger. Em 794-1192 D.C. civilização nova floresceu e com isto, uma classe nova de famílias ricas, privilegiadas. Estas famílias lutaram uma com outra em tentativas fazer ou destruir os imperadores. A necessidade para espiões, informantes e agora os assassinos cresceram como este duelo de famílias para poder. Eles eram ressabiados e ciumentos e recorreriam a quaisquer meios necessários para eliminar qualquer possível ameaça. Então, os praticantes  de "nonuse" estavam em grande procura (seus serviços). Com isto, nasceu o ninja. Como o ninja ganhara popularidade, assim aconteceram as histórias das habilidades sobre humanas deles/delas. Eles eram pessoas relativamente menos treinadas que os samurais, então sua vantagem consistia na crença de poderes. Acreditavam ter a força de dez homens, habilidade para se transformar em animais, voar e ficar invisíveis. Os filmes de ninja também acrescentaram às habilidades podendo o ninja pular entre edifícios de um único salto, parar balas nos dentes e ver o futuro.

Neste momento você deve que entender o samurai para verdadeiramente entender por que os ninja eram tão efetivos e em tal situação social. A vida do samurai era "viver pela espada, morra pela espada", sem medo de morte. A espada dele era a vida inteira dele, a alma dele. Com isto ele seguiu o código de honra de guerreiros, o Bushido. O Bushido seria seguido a toda hora. Se um samurai fosse desonrado no código que ele cometeria seppuku, outro termo para hara-kiri. Este era um suicídio ritual onde eles cortariam o estômago aberto com a espada menor. O ninja não seguia tal código. O único código deles/delas era fazer tudo que possível para conseguir seu objetivo. Isto deu imediatamente para o ninja uma grande vantagem, some o uso de uma variedade larga de armas e você tem um guerreiro superior. Considerando que o samurai não pudesse se mover furtivamente na casa de um inimigo, porque isto ia contra o código, eles não podiam realizar tarefas como assassinato e sabotagem. Isto é onde o ninja entrou. O samurai nunca iria atacar furtivamente ou pelas costas, o Bushido nunca permitiriam isto. Por isto o samurai tinha medo do ninja. Um medo que o ninja tinham de vantagem.

© 2009 Ninjutsu - A Arte das Sombras.

Crie o seu site grátisWebnode